sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TEMPOS TRABALHOSOS

TEMPOS TRABALHOSOS


Bom, quero descrever algo que presenciei com minha irmã, dentro de um coletivo vindo da cidade. Algo que me levou a pensar em como o ser humano racional torna-se tão irracional ,sem tolerância nehuma ao deparar-se com indignação, com o erro de seu próximo. Um certo cidadão, creio eu trabalhador, pai de família, que encontrava-se neste coletivo, ficou furioso ao perceber que o motorista não parou no ponto em que ele deveria descer. Pois bem, tal cidadão começou a murmurar, e para surpresa minha, o motorista saiu do seu itinerário, dirigindo o coletivo para o acostamento para que o mesmo pudesse descer e em voz mansa pediu desculpas, porém com fúria e em alto e bom som ele respondeu com palavras de baixo calão. Algumas pessoas expressaram de forma diferente o acontecido, uns calados, outros opinando, enfim reações diversas pude perceber naquele momento. Tem sido notória a intolerância nestes dias, testemunhamos diariamente na mídia, assassinatos com um índice de crueldade avassalador, sem falar na inversão de valores, o casamento e a família sendo destruidos em ritmos alucinantes,instituiçoes estas em descrédito diante da opinião pública, ser uma pessoa honesta nos dias de hoje então, é motivo de espanto, enfim o errado tornou-se o certo e o certo tornou-se o errado, porém todos estes acontecimentos estão escritos na Bíblia... "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mt.24:12). Vemos com clareza na palavra de Deus a respeito da falta de amor , devido o aumento da iniquidade, e como o homem tem tornado-se duro, , altivo, materialista,mas não é surpresa nenhuma para aquele que tem conhecimento bíblico, se estudarmos mais a Bíblia, meditarmos Nela veremos em muitas passagens a realidade do que vemos acontecer no mundo, 2 Timóteo 3
1 SABE, porém, isto : que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Podemos ver nestes versículos as características de um homem de coração endurecido, tal homem não consegue mais perceber sua condição doente, está envolvido por uma atitude de rebeldia contra DEUS e tudo que refere-se á sua LEI. Seu critério, sua conduta estão arraigados em seu egocentrismo que cresce assustadoramente. O mundo por sua vez vai tornando-se cada vez mais egoista, Deus continua cada vez mais distante, e assim todos estes acontecimentos que deixam-nos muitas vezes perplexos, nada mais é que o reflexo da existente falta de temor a Deus."A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam." (Is.24:4-6).
Deus com seu infinito amor e misericórdia quer sempre o melhor para todos nós seres humanos, fomos criados à sua imagem e semelhança, voltemos os nossos corações em arrependimento para Ele, JESUS CRISTO foi o Seu enviado para nossa SALVAÇÂO e quando entregamo-nos totalmente a Ele,seremos luz em meio ás trevas neste mundo.... Portanto há esperança para todo aquele que se humilhar na presença de Deus ......"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (II Cr.7:14)

domingo, 25 de outubro de 2009

TOMAR A CRUZ

Tomar a Cruz




Quando o Espírito Santo entra em nós, Ele fica preso por uma casca chamada alma ou ego. Porém a casca tem que ser quebrada por obra da cruz, isto é o processo chamado de  quebrantamento, temos que desaparecer, para a vida de Deus brotar e produzir fruto. Ao pensarmos na cruz, logo imaginamos todo o sofrimento que Jesus viveu...Flp 2:8 - "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Entretanto  todos nós  que seguimos a Jesus temos que levar a nossa cruz, tomar a cruz é algo que não merecemos e Jesus  também não mereceu. Sabemos que a morte de cruz trouxe humilhação, vergonha, dor para Jesus e se quisermos ser seus discípulos  temos que nos quebrantar indo diretamente para cruz , e  ir para cruz exigirá de nós renunciar  muitas coisas e como temos hábitos da velha natureza em nós , não será fácil tal renúncia...... a Bíblia nos diz  em Luc 14:27- E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo".  Achei muito interessante o significado da palavra discípulo, "ser discípulo é ser aprendiz, é seguir os passos, é escutar ensinamentos, é deixar-se guiar, é confiar em quem vai à frente ".  Ao sermos seus  discípulos, que tipo de discípulos  estamos refletindo no nosso dia a dia?  A Bíblia é bem clara quando nos exorta a andar como Cristo andou  1 João2-6  "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou."E  muitas vezes somos discípulos de Jesus no que nos é  conveniente, mas precisamos ser  libertos do nosso EU, deixarmos a velha natureza para traz e negar a nós mesmos todos os dias para seguí-lo fielmente.
Precisamos andar com transparência diante de Deus ,vivendo uma vida de quebrantamento diário, pois  certamente  mais cedo ou mais tarde tudo que estiver oculto virá a luz........Eclesiastes 12-14 "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau". Somos responsáveis por nossas ações diante de Deus, e o Senhor nunca nos deixará desavisados quanto ás nossas atitudes, seja  falando-nos, usando seus servos, enfim não poderemos chegar diante de Deus justificando nossos erros,pois,quando Deus exerce o seu juízo, veio antes a sua misericórdia.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO NOME DE JESUS

  A IMPORTÂNCIA DO NOME DE JESUS

E NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO; PORQUE ABAIXO NÃO EXISTE NEHUM OUTRO NOME DADO ENTRE OS HOMENS PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS' ATOS 4-12


No Nome de JESUS há em primeiro lugar a SALVAÇÃO, pois a alma do homem sem JESUS é morta e como DEUS vê o ser humano  integralmente,espirito, alma e corpo, tal homem não tem como não viver sem esperança, sem expectativa, sem direção, vivendo uma vida cega sem entendimento, livre para o pecado, cheia de questionamentos e com valores invertidos .. A importância do Nome de JESUS em nossa vida cristã é a bússola para vivermos bem aqui na terra. A confiança no Nome de JESUS faz-nos receber  e desfrutar de todas as promessas que Ele  tem-nos reservado.
Temos tudo em JESUS, N'ele está a nossa existência e não há outro Nome em que possamos recorrer  com inteira certeza de sermos  salvos como no Nome de JESUS, SALVAÇÂO esta que é abrangente, pois  todas as áreas podem ser transformadas  quando recebemos-o como único SALVADOR e SENHOR de nossas vidas, progressivamente vemos as transformações acontecendo no todo , e quando temos disposição para buscá-lo e aprendemos a ter intimidade, relacionando-nos   com Ele em humildade e arrependimento, obteremos no Nome de JESUS  um poder único e ilimitado. que somente pela fé compreende-se e experimenta-se . A Bíblia diz-nos em Felipenses 2-
9
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Deus  deu-lhe um Nome que está acima de todos os nomes, e tudo isto Ele o fez em nosso benefício para que pudéssemos usar o seu Nome. Em benefício da sua Igreja, JESUS esvaziou-se:
  • Dos seus atributos divinos como criador. (João 5:19-21).




  • Dos seus atributos divinos de tudo saber e tudo poder.




  • Do seu atributo divino de estar em toda parte. (João 11:21).

    Assim tudo que fizermos como servos, em qualquer  lugar faremos no poder do Nome de JESUS. Ele é o nosso mediador, intercessor,advogado e Senhor que coloca-se entre nós e  DEUS PAI. Tudo que JESUS fez é reconhecido no Céu, Terra e Inferno, pois toda a autoridade , todo o poder estão em seu Nome. Só o Nome de JESUS  capacita- nos a amar e  prepara-nos para a morte e para a vida eterna  em sua morada celestial.
Vejamos o que algumas personalidades conhecidas disseram de JESUS

Rousseau: "Conseguir inventar ou criar a história de uma vida como a de Jesus seria um milagre maior do que foi Sua existência real."
Napoleão, que cobriu de guerra a metade da Europa, escreveu em seu diário ao final de sua vida: "Com todos os meus exércitos e generais, por um quarto de século não consegui subjugar nem um único continente. E esse Jesus, sem a força das armas, vence povos e culturas por dois mil anos."
Ao conhecido historiador H. G. Wells foi perguntado: quem mais influenciou e marcou a história? Ele respondeu que, considerando a grandeza de uma personalidade conforme os aspectos históricos, a pessoa de Jesus Cristo está em primeiro lugar.
E o historiador Kenneth Scott Latourette afirmou: "Quanto mais o tempo passa, mais óbvio se torna que Jesus, por Sua influência na história, viveu neste planeta a vida de maior significado para a humanidade. E Sua influência parece aumentar mais e mais".
Ernst Renan fez a seguinte observação: "Na área religiosa, Jesus é a figura mais genial que jamais viveu. Seu brilho é de natureza eterna e Seu reinado jamais acaba. Ele é único em qualquer sentido e não pode ser comparado a ninguém. Sem Cristo não se entende a história."
H. Bender escreveu sobre Jesus: "Em meio à história do mundo encontra-se uma figura, inserida nessa história em todos os seus aspectos, mas que a tudo sobrepuja. É Jesus Cristo. Ele é completamente diferente, Ele é singular. Ele é o único que podia ousar colocar-se diante de uma multidão hostil e fazer-lhe a pergunta: "Quem dentre vós me convence de pecado"? A única resposta foi o silêncio da platéia, uma resposta eloqüente. Sua vontade estava plenamente inserida na vontade de Deus. Sua postura era completamente dirigida por Deus e direcionada para Deus. Nele não havia discrepância, não havia imperfeição alguma."
Pasteur, importante médico e cientista francês, formulou assim sua opinião acerca da divindade de Jesus: "Em nome da ciência eu proclamo a Jesus Cristo como Filho de Deus. Meu senso científico, que valoriza muito a relação entre causa e efeito, compromete-me a aceitá-lo como fato. Minha necessidade de adorar encontra nEle a mais plena satisfação."
Aos 16 anos, Friedrich Nietzsche, chamado "o grande filósofo do ateísmo", escreveu a um amigo sobre a pessoa de Jesus Cristo: "Eu sei que, se não O encontrar, não terei repostas para minha vida." E no final de sua vida, durante a qual rejeitou a Cristo, ele escreveu: "Ai daquele que não tem lar!"
O dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt reconhece em sua obra "Os Físicos": "Quando deixei de temê-lO, minha sabedoria destruiu minha riqueza." Mas quem tem a Jesus é rico em tudo: "Porque, em tudo, fostes enriquecidos nele" (1 Coríntios 1.5).


Jesus "é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis... Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste" (Colossenses 1.15-17).


              JESUS

Supremo em sua Autoridade
Absoluto em sua Justiça
Infinito em sua Sabedoria e Conhecimento
Absolutamente Soberano
Poderoso sem limites
Sem paralelo em sua Grandeza
Sem vascilação em sua Fidelidade
Sem fim em sua Misericórdia
Sem igual em sua Graça
Genuinamente Criativo
Terrível em sua Ira contra o pecado
Tremendo em sua Santidade
Impossível de conter todo o seu Entendimento
Cintilante em sua Beleza
Insondável em seu Amor
Imcompreesnsível em sua Humildade
Indizível em sua Ternura
Fascinante em sua Personalidade
                  REI DEUS

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO

As obras da Carne e o Fruto do Espírito








16
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23
Contra estas coisas não há lei.
24
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5-16-26














Fomos chamados para sermos Santos, Santos dirigidos pelo Espírito de Deus, para produzir fruto digno de arrependimento, Mateus 3-8 "produzi, pois, frutos dignos de arrependimento". A nossa natureza carnal, pelo poder e graça de Jesus Cristo foi regenerada no dia da nossa conversão, agora estamos no processo de Santificação até o dia final de nossa vida.
O homem natural é carnal, por isso ele não aceita as coisas do Espírito de Deus, que para ele são loucura, 1 Corintios 2-14 "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". Ele é comparado a uma criança em Cristo, pois o seu prazer está nas coisas carnais que testificam que o Espírito de Deus está ausente naquele que as pratica e o que se envereda por esse caminho está indo para a perdição, o que não semeia no Espírito, certamente irá para o caminho da carnalidade,1 corintios 3-1" E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo."
Quando procuramos progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, partimos sem dúvida para a presença e poder do Espírito Santo e o fruto do Espírito ocorrerá na medida em que dedicarmo-nos ao serviço fiel de consagraçao a Deus, assim dominaremos a carnalidade e viveremos uma vida controlada pelo Espírito Santo. Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do que Gálatas 5-16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida destes dois tipos de crentes, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão em conflito entre si.


Obras da Carne



Carne ( Grego SARX) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, que continua no Cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal. Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus, por isso essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua que o crente trava através do poder do Espírito Santo. Romanos 8-
6
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.




Alguns exemplos e seus significados




1-IDOLATRIA- Adoração de espíritos, pessoas ou ídolos e também a confiança em uma pessoa, intituição ou objeto como se tivesse igual ou maior que DEUS e sua PAlAVRA
2-PORFIAS- Brigas,oposição, luta por superioridade
3-IRA- Fúria explosiva que inrrompe através da palavra e ações violentas
4-INVEJA- Antipatia ressentida contra pessoa que possui algo que não temos e queremos
5-IMPUREZA- Maus pensamentos e desejos do coração, pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios



Fruto do Espírito



Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama de " O Fruto do Espírito". Esta maneira de viver se realiza no crente á medida que ele permite que o Espírito Santo dirija e infleuncie sua vida de tal maneira que ele subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus.






Alguns exemplos e seus significados





1-GOZO- Sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem áqueles que crêem em CRISTO
2-PAZ- Quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e o seu Pai Celestial
3-FÉ- Lealdade constante e inabalável
4-MANSIDÃO- Moderação associada a força e a coragem, descreve alguém que pode irar-se com iquidade quando for necessário e também humildemente submeter-se quando for preciso
5-TEMPERANÇA- O controle ou domínio sobre os nossos prórpios desejos e paixões.



Conclusão






Toda finalidade de Deus em nossa vida é para glorificar Jesus, ser cheio do Espírito Santo é a tarefa que cabe a todo homem que em seu coração deseja ter o caráter de Cristo em crescimento constante. Temos a vida Cristã que desejamos, ou seja, podemos ser crentes espirituais ou crentes carnais. Existe uma escolha a ser feita, pois o que Deus pede de nós é simplesmemnte disposição. Na verdade Deus não quer massacrar-nos, ele quer ver o que se passa dentro de nós, a vida abundante que Ele tem para nós não é de maneira alguma isenta de lutas. e a maior luta que todo homem que  converte-se enfrenta é a luta interior, pois ele vem com o Egito dentro dele. Sabemos que a verdadeira libertação é de dentro para fora, existe todo um processo para as mudanças acontecerem e é necessário uma disposição interior do homem para que a obra não seja interrompida. É preciso abrir o coração para que Deus através de seu Espírito Santo trabalhe em um processo que estará continuamente em andamento na vida do crente. Deus só valoriza o que vem de dentro para fora e não o que vem de fora para dentro, precisamos cooperar para que Ele trabalhe em nós, logo seremos livres da carnalidade, na verdade é um esforço que  precisa-se fazer, pois existe a vontade da carne que é natural do próprio homem e essa luta é constante contra o Espírito. Sabemos que o Espírito Santo que nos guia a toda verdade quando entra no homem, Ele tem a capacidade de desnudá-lo, assim o homem que deixa o Espírito Santo trabalhar em seu interior, será quebrantado e o fruto do Espírito vai surgir combatendo as obras da carne.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Jack Hayford, pastor de uma igreja na Califórnia, certa vez disse que a oração não é uma experiência mística de algumas pessoas privilegiadas, mas um ato agressivo em face da impossibilidade. Então orar é invadir o impossível e mover o coração de Deus. Quando oramos nos apropriamos das promessas que Deus tem para cada um de nós, pois só podemos ir a Deus através da oração que se torna um ato de fé. Na Bíblia encontramos várias passagens em que o ato de orar trouxe à existência grandes milagres. O próprio Jesus quando esteve aqui na terra desenvolveu o hábito da oração, Lucas 6:12 diz "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração".


Hoje não pode ser diferente. Temos dentro de nós o Espírito Santo que nos direciona em tudo, que nos capacita para uma oração eficaz (Romanos 8:26). Somos canais de Deus para operação de Seus milagres. No entanto, precisamos ser canais limpos para que o poder de Deus se manifeste mais frequentemente em nossas vidas. A Bíblia nos orienta em Gálatas 5:16-22 como andarmos em Espírito e combatermos a carne e com uma vida fundamentada em oração, sem dúvida seremos cristãos vitoriosos.

Não podemos nos esquecer que orar não pode ser um fato isolado, pois o conhecimento de que necessitamos para a eficácia da nossa oração só adquirimos através da leitura e meditação diárias da Palavra de Deus. Assim sendo, a oração e seus efeitos estão vinculados à Palavra.


O alimento para o espírito do homem nada mais é do que a Bíblia e, o que põe o homem em comunhão com Deus é o ato de orar. Uma pessoa que deseja ter intimidade com o Pai só a terá à medida que fizer da oração um hábito. Essa é uma poderosa arma que faz com que Deus intervenha em qualquer situação; não podemos esquecer que o mundo espiritual é real e muitas vezes não sabemos a dimensão da batalha que estamos travando. Para que não lutemos às cegas e sem discernimento dispomos de um recurso maravilhoso que é a oração e é através dela que nossos olhos espirituais são abertos e podemos combater as dificuldades que estamos vivendo, alcançando, assim, êxito.


Querido leitor, quero lhe encorajar a deixar de ser um mero expectador e colocar em prática uma vida de oração, pois é preciso ter este hábito como estilo de vida permitindo que você experimente grandes milagres. Ao percorrermos a Bíblia encontraremos muitas passagens nas quais Deus nos ensina sobre a oração. Em Lucas 18:1 diz "...o dever de orar sempre e nunca esmorecer" a perseverança é essencial pois observe os verbos "dever e esmorecer": é preciso comprometimento e não se deixar levar pelo desânimo para obtermos resultados efetivos da nossa oração. Outra passagem interessante está em Hebreus 11:6 que diz "sem fé é impossível agradar a Deus porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.


Uma grande verdade está expressa nesse versículo: para nos aproximarmos de Deus é necessário ter fé e confiança e quando agimos dessa forma a recompensa vem como resposta a nossa oração.
Em João 14:12, Jesus nos diz que aquele que Nele crer fará as obras que Ele fez e as fará ainda maiores, essa promessa é para nós, afinal somos seus discípulos.
Seja um guerreiro em oração. Ore e busque ser direcionado, para que seja transformado e liberto podendo assim ser canal de libertação e transformação para outras vidas.


SONIA BERNARDES
Líder da Intercessão – Ministério Além


BENEFÍCIOS EM MEIO AS PROVAÇÕES

BENEFÍCIOS EM MEIO AS PROVAÇÕES

Para sermos aprovados seja no que for precisamos ser PROVADOS.
A Palavra de Deus em Tiago 1-2 a 4 nos exorta a suportarmos com alegria as nossas provações e a tirarmos proveito delas; a demonstrarmos uma fé que move o sobrenatural e não uma fé vazia.
Devemos ter uma fé genuína que é provada, e por ser provada torna-se sem dúvida ATIVA e conseqüentemente as obras são manifestas. Sendo genuína confiamos em Deus para o viver de cada dia com paciência no sofrimento e diligência na oração. E como fortalecemos a nossa fé?
É preciso ter a mente renovada pela Palavra Rm 12-2 nos diz "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus". É não se conformar com as circunstâncias (mundo, tristeza, angustia, desânimo etc), fazer conhecidas as nossas orações e peneirar os nossos pensamentos (Filipenses 4-6-7-8).
Para o crente toda provação toca em sua fé, que assim confirmada produz um homem melhor, em desenvolvimento pleno, por isso devemos nos alegrar nas provações já que depois da nossa fé provada, obtemos lucro espiritual, somos fortalecidos, crescemos em Cristo, adquirimos perseverança que é na verdade a paciência e constância sob uma prova prolongada.
Podemos concluir que o homem que vacila não pode receber de Deus coisa alguma, mas aquele que pede com fé recebe de Deus o impossível, o sobrenatural.

PARA QUE A ESPERANÇA SEJA RENOVADA:

Abraão recebeu a promessa de ter um filho e Deus o provou nessa espera por longos anos, sua fé foi desenvolvida exatamente pelo fato de ter que esperar sua impossibilidade tornar-se real. A Bíblia nos diz que ele creu contra a esperança, não atentando para o seu corpo já amortecido e nem para a idade avançada de Sara. O que é crer contra a esperança? É crer no agir de Deus no impossível e não crer naquilo que se vê.
A espera muitas vezes parece não ter fim e para que a promessa não pareça demorada, é preciso colocar os olhos em Cristo, voltar o coração para a Palavra de Deus, proteger nossas emoções e não ter mais uma linguagem de acordo com as circunstâncias. Nesse período é necessário renovar nossa mente pela Palavra, pois a tendência é se esmorecer com o tempo.
Assim para se alcançar a promessa é preciso apropriar-se dela fundamentando-se em Cristo autor e consumador da nossa fé.
Não sei qual é o tempo de sua espera, não importa, pois o que Deus prometeu com certeza Ele cumprirá, moverá o que for necessário para que a promessa seja estabelecida em sua vida. Ele é Deus de Aliança, Deus de Promessa. Oremos para que nossa esperança seja renovada a cada dia até que a promessa de Deus se cumpra em nossas vidas.
Salmo 119-116 "Ampara-me na tua promessa para que eu viva e não permita que minha esperança me envergonhe."

Sônia Bernardes

POR QUE NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR

POR QUE NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR


Mateus 6:25-34:
“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
A ansiedade é um cuidado improdutivo e é desobediência direta a Deus. Quando nos preocupamos mostramos que nossa confiança baseia-se em sentimentos puramente carnais.
É bem verdade que as circunstâncias muitas vezes nos levam a crer muito mais no que vemos do que no que precisamos ver com os olhos da fé. O Cristão verdadeiro precisa entender que existe um mundo espiritual invisível, que a oração transforma o que é impossível em realidade.
Deus sabe exatamente do que precisamos e é muita presunção de nossa parte acreditar que podemos vencer a ansiedade e a preocupação sem se entregar totalmente aquele que é o Senhor absoluto de nossas vidas. Ao deixarmos que Deus tome o governo de nossas vidas por completo, a confiança tomará o lugar da ansiedade e da preocupação.
Li certa vez em um artigo sobre o deserto de Atacama, no Chile. É o lugar mais seco do mundo onde chove 0,6 mm por ano. Mas de cinco em cinco anos belas e frágeis flores de cores brilhantes nascem, mas são plantas "efêmeras" que crescem em apenas duas semanas e que sobrevivem por pouco tempo. Quando Jesus fala no verso 28 da erva do campo ele se refere a esse tipo de flor. Então como Ele não cuidará de nós como seus filhos?
Jesus está dizendo que, assim como Ele cuida dos pássaros e faz nascerem plantas em desertos, ele também cuidará de nós.
Em Filipenses 4 versos 6 e 7a Bíblia nos diz:
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
Quando damos crédito à Palavra de Deus, praticando-a, nosso coração se aquieta e recebemos do Senhor a vitória tão desejada. Portanto, o que nos levará em direção à benção é sermos praticantes e não apenas ouvintes da Palavra.
Tiago 1:25 diz: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, este tal será bem-aventurado no seu feito”.
Deixemos de lado então, toda incredulidade devido o mal que nos assedia, as circunstâncias nada favoráveis e sem reservas entreguemos em oração ao Senhor todas as nossas dificuldades, tudo o que nos aflige, pois Ele é um Pai amoroso e como tal sabe com perfeição cuidar de nós.
E assim nos tornaremos mais confiantes, firmes e convictos de que Deus está no controle e que nada, absolutamente nada, foge ao seu comando e passaremos a ter olhos de fé vencendo gigantes!
Sônia Bernardes

POR QUE SOFREMOS?

POR QUE SOFREMOS?


Com certeza já fizemos esta pergunta por mais de uma vez. Por que sofremos? Sabemos que é inerente ao homem o desejo de ser feliz, e na verdade ele não foi criado para viver sofrendo, pois o sofrimento é conseqüência da queda. E quando esse desejo parece estar longe de seu alcance pelas tribulações da vida ele não tem nenhuma alternativa a não ser reagir e muitas vezes a reação que ele tem não é a das melhores. Porém nós como Cristãos deveríamos ter uma reação favorável em meio às situações difíceis que vivenciamos, mas é comum tal reação não esboçar de imediato confiança no Deus que tem o controle de todas as coisas; por isso é importante procurar saber e entender o propósito de Deus no sofrimento.

A Bíblia nos diz em 1 Pedro 5-10 "E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou a sua glória eterna, depois de ter padecido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar". O próprio Jesus para que nos ensinasse passou por momentos de grande sofrimento e, no entanto foi aperfeiçoado, firmado, fortificado e fundamentado pelo que sofreu. Temos um grande ensinamento neste capítulo de 1 Pedro 5-10. Vamos analisá-lo um pouco mais.

“Aperfeiçoar” – Nosso Deus é Eterno e seu desejo não é nos provar somente, mas desenvolver em nós o seu caráter, o motivo é nos aperfeiçoar para que sejamos parecido com Cristo. Deus não nos quer como Crentes mais ou menos, mas aperfeiçoados, hábeis para toda boa obra e ele merece de nós o melhor.

“Firmar” – Significa confiar em Deus com firmeza, continuar crendo independente das circunstâncias, não se atemorizar.

Fortificar” – Depois de sairmos de uma luta nos tornamos mais fortes e com certeza adquirimos experiências sendo transformados em pessoas melhores de caráter e todo fortalecimento que experimentamos vem de Deus. I Coríntios 4-16-18 “Por isso não desfaleçamos, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia...”.

“Fundamentar” – Fundamentado pelo que sofreu sem dúvida Jesus tem que ser nosso fundamento. Não temos que lançar outra base.

Deus quando nos permite passar por lutas é para nos mostrar que ele é quem nos fortalece nos supre e que nossa suficiência vem D'ele. Na nossa caminhada devemos permanecer firmes e assim conheceremos um pouco mais do caráter de Deus. Devemos depositar nossa confiança Nele dando-lhe lugar para agir em quaisquer situações que porventura precisarmos passar. Quando não confiamos no Senhor nós pecamos, quando não cremos desconfiamos Dele e todo o seu sacrifício torna-se em vão. O sofrimento nos aflige, mas o descansar em Deus nos traz paz e a vitória. Ninguém melhor do que Jesus poderá ser um exemplo para todos nós do verdadeiro sofrimento que gerou um sacrifício de sangue e que nos presenteou com tão grande salvação, salvação que nos proporciona consolo não só nesta vida mas na que está por vir, Apocalipse 21-4-5-7 "

"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá . , nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras... O vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho".

Amados, quero incentivá-los a passarem pelo sofrimento orando e glorificando ao Senhor, pois com certeza a vitória virá sobre suas vidas como um milagre. Quero deixar para meditação um dos muitos relatos bíblicos em que o sofrimento pode transformar-se em uma grande benção, dependendo da nossa reação, ou seja, adorarmos em meio ao sofrimento.

Atos 16-25 -26 “E perto da meia noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus..... e de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” Não sei quais as cadeias que te prendem, pode ser uma enfermidade, tempo de escassez, uma alma ferida, enfim sofrimentos diversos que JESUS CRISTO pode transformar em benção de acordo com a sua reação, por isso reaja glorificando, em fé, para que você receba o seu milagre!

CRER, ENTREGAR, CONFIAR E DESCANSAR SÃO PALAVRAS CHAVES NO VIVER DIÁRIO DO CRISTÃO.